Nas crianças, o crescimento e desenvolvimento energético é semelhante ao estrutural e ao fisiológico, sendo todos imaturos. Isso as torna mais sensíveis aos desequilíbrios energéticos e a diversas doenças.
É importante conhecer as diferenças e particularidades do sistema energético da criança e os fatores que influenciam neste sistema, principalmente na primeira infância, para que a Acupuntura Tradicional Chinesa, quando aplicada em crianças, possa ajudar efetivamente na manutenção do equilíbrio energético, na prevenção de doenças, fortalecendo o sistema imunológico, prevenindo, assim, o aparecimento de doenças físicas e psíquicas.
Para um atendimento efetivo aos pequenos, o acupunturista deve conhecer e dominar, além das particularidades da anamnese e do diagnóstico energético na criança, os seguintes temas:
Distúrbios e afecções comuns na infância
Por ser um público bastante especial, é preciso que o acupunturista conheça as particularidades dos distúrbios e afecções da infância e os fatores patogênicos relacionados a eles, possibilitando uma anamnese completa e, consequentemente, um tratamento eficaz, levando em consideração as características e peculiaridades de cada criança.
Materiais e técnicas de estímulos na criança
Existem indicações e contra-indicações da Acupuntura com e sem agulhas na criança. Em crianças até 7 anos, o tratamento com acupuntura é feito com sementes e outros estímulos não invasivos. A partir dos 7 anos, as sementes são gradativamente substituídas por agulhas, de acordo com a adaptação ao estímulo de cada criança.
Atividades lúdicas no atendimento
O brincar é uma das portas mais eficazes para conseguir a colaboração da criança no tratamento pela acupuntura, por isso é importante utilizar atividades lúdicas no atendimento.
A importância de cuidar também da mãe
A ligação da criança com a mãe é muito forte, tanto física quanto emocional. Por isso, a mãe também deve receber tratamento de acupuntura, para que os resultados na criança sejam ainda mais efetivos.
Comments