A empatia é um processo psicológico conduzido por mecanismos afetivos, cognitivos e comportamentais, que se manifesta na capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos, emoções e perspectivas. Envolve a habilidade de ser um bom ouvinte, entender as emoções dos outros e perceber como o que você diz é compreendido pelos demais.
Impacto da Empatia na Saúde e Bem-Estar dos Pacientes
A empatia tem um impacto significativo na saúde e no bem-estar dos pacientes. Quando os pacientes se sentem valorizados, ouvidos e compreendidos, a satisfação aumenta. Isso gera maior confiança na relação profissional da saúde-paciente, melhora a adesão às orientações e ao tratamento, resulta em melhores desfechos clínicos e acelera a recuperação. Além disso, a empatia ajuda a lidar com o estresse, o medo, a ansiedade e a tristeza associados à doença.
Desafios na Prática da Empatia
Estabelecer uma relação de empatia entre o profissional da saúde e o paciente é o primeiro passo fundamental. No entanto, para alcançar esses benefícios, é essencial estar disposto a enfrentar e superar os maiores desafios atuais na área da saúde: o tempo limitado disponível para cada consulta ou sessão de tratamento e as demandas emocionais enfrentadas pelos profissionais de saúde.
A Abordagem do Instituto SeneS
No Instituto SeneS, seja no tratamento pela Fisioterapia, no tratamento pela Acupuntura ou na Fisioterapia integrada a Acupuntura, buscamos cultivar essa empatia, integrando o Saber e o Sentir durante todas as fases do tratamento, que acontece no tempo necessário para cada paciente. Acreditamos que o Saber e o Sentir são as bases fundamentais de todo e qualquer processo de tratamento, tanto por parte do terapeuta quanto do paciente, e devem ser incorporados a todo instante do tratamento, em todas suas etapas, para que o resultado seja eficaz e duradouro.
O Sentir envolve a atenção total no paciente e a intenção de ajudar. Isso cria um estado que aflora a intuição, que quando seguida, faz com que o tratamento seja único para cada paciente. Um tratamento conduzido com bondade e respeito ao tempo e às limitações de cada paciente. Envolve paciência em saber esperar o resultado, que com certeza será o melhor, fruto do trabalho desenvolvido tanto pelo terapeuta quanto pelo paciente.
O Saber envolve um bom conhecimento por parte do profissional na sua área de atuação e sobre todos os fatores e aspectos que envolvem a alteração apresentada por cada paciente. Envolve o conhecimento de diversas técnicas e recursos, que com rigor e habilidade, podem ser utilizados e adaptados de acordo com a necessidade e características de cada paciente. Isso requer estudo e aprimoramento constante.
Nossos cursos de formação e aprimoramento buscam desenvolver e aprimorar esses dois aspectos por meio da metodologia SeneS, preparando profissionais e estudantes da área da saúde tanto em relação aos aspectos do conhecimento técnico necessários (Saber), como também proporcionam o desenvolvimento e aperfeiçoamento do Sentir de cada aluno.
Promovendo a Autonomia do Paciente
Cabe ao terapeuta ajudar o paciente a desenvolver e aprimorar o seu Saber, para que ele seja o principal responsável pela sua própria recuperação. Para isso, é fundamental ter um tempo durante o tratamento voltado para o diálogo, para a troca de informações, para ouvir e ensinar o paciente, dando a ele autonomia e independência para ser protagonista de sua própria recuperação. As orientações passadas ao paciente para o seu dia a dia são tão ou mais valiosas quanto o próprio atendimento, pois são elas que vão proporcionar a ele a segurança necessária para que ele assuma o controle do seu tratamento, proporcionando possibilitando a aprendizagem do autocuidado no dia a dia para recuperação, manutenção e ampliação da saúde como um todo.
Kommentare