A procrastinação para com o autocuidado necessário no dia a dia para manter a saúde física, psíquica, emocional e energética é um problema comum que afeta a maioria das pessoas.
É o ato de adiar cuidados, prática de atividade e exercícios físicos e mentais que são importantes para manter o bem-estar diário, mas que vão sempre sendo deixados para depois.
Esse hábito da procrastinação com o autocuidado no dia a dia abre margem para o aparecimento e agravamento de diversas alterações e doenças crônicas principalmente as que afetam o corpo físico, psíquico e causam mal-estar constante, dor, ansiedade, estresse, depressão, baixa de imunidade, comprometendo cada vez mais a sua saúde física, mental e energética.
A procrastinação precisa ser reconhecida para, então, fazermos a escolha consciente de mudar, de implementar o autocuidado no dia a dia, mesmo que em pequenas doses diárias até que se consiga implementar todos os cuidados necessários, para alcançar e manter o bem estar diário, o equilíbrio físico, mental e energético.
Quero deixar aqui algumas estratégias que podem te ajudar a evitar a procrastinação e a implementar os cuidados diários para com a sua saúde:
- Estabeleça metas claras e específicas para cada cuidado que precisa ser implementado no dia a dia e defina um prazo para que sejam implementados de forma gradativa, adaptando-os a sua rotina diária. Use um calendário ou um aplicativo de gerenciamento de tarefas para se organizar.
- Faça uma lista, por ordem de prioridade, de todo autocuidado a ser implementado no dia a dia para se sentir bem e saudável, e inclua a cada semana na sua rotina diária um autocuidado.
- Implementar o autocuidado ao acordar ajuda a preparar seu corpo e sua mente para o seu dia, antes de deitar te ajuda a preparar seu corpo e sua mente para uma noite de sono profundo e reparador.
- Comece pelo que é mais difícil para você pois vai ajudar a evitar a procrastinação e aumentar a sua motivação.
- Elimine as distrações, desligue o telefone, desative as notificações do e-mail e das redes sociais e concentre-se apenas no seu autocuidado na hora de realizá-lo.
- Busque ajuda: Se você tiver dificuldade em implementar tudo isso sozinho(a), nós do Instituto SeneS teremos muito prazer em ajudar neste processo, em ajudar a Saber Sentir Bem com a saúde que você tem por meio um programa de orientação e acompanhamento individual integrando o conhecimento da Fisioterapia e da Medicina Tradicional Chinesa.
Cuide do seu corpo e da sua mente! São eles que vão te acompanhar por toda sua vida!
Comments